segunda-feira, 21 de março de 2011

 


Historial do Rancho das Cantarinhas

Membro Honorário da Ordem da Benemerência.
- Sócio fundador da Federação de Folclore Português.
- Medalha de Prata Dourada da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
- Faz parte integrante da Secção de Folclore do Grupo Caras Direitas.

 O Rancho das Cantarinhas de Buarcos representa a reminiscência das “MAIAS”. A tradição na vila piscatória de Buarcos constava na ida das raparigas a fonte na madrugada do dia l.° de Maio com as cantarinhas a cabeça, enfeitadas com flores, vestindo os seus trajes domingueiros, cantando e dançando nas ruas com os seus namorados.
A sua principal característica reside no facto das raparigas dançarem com cantarinhas de barro que transportam à cabeça e cujo peso varia entre os 14 e os 18 quilos, sendo necessárias largas dezenas de horas de dedicação para as conseguirem equilibrar em movimento.
Grupo constituído por cerca de 42 elementos: dançarinos, músicos, cantores e pessoal de apoio.

O seu repertório é composto por músicas vincadamente populares da região da beira-mar e outras por recolha efectuada a pessoas idosas naturais de Buarcos.
Além de milhares de exibições em todo o território nacional contam ainda no seu historial muitas centenas de exibições efectuadas nos seguintes países:
Alemanha, Andorra, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Jugoslávia, Luxemburgo, Mónaco, Suécia, Suíça.

Cantando e dançando espalharemos por toda a parte:
“FOLCLORE, PAZ E AMIZADE” entre os Povos.


Sem comentários:

Enviar um comentário