quinta-feira, 17 de março de 2011

Origens

ouve épocas em que, com certa naturalidade, se formavam vários ranchos que disputavam a simpatia do povo. Daí a se criarem rivalidades, rixas e até zaragatas entre componentes e simpatizantes desses grupos rivais. Dos ranchos que deixaram nome através de gerações e que, entre as gentes de Buarcos ainda hoje se houve falar, são: o Rancho dos Filipes e o Rancho dos Palecos - os mais importantes quer pela sua forma vigorosa de dançar, quer pelas brigas que ambos travavam. Com o decorrer dos anos os vários grupos foram-se extinguindo perdurando até hoje o Rancho das Cantarinhas, cujo próprio nome deduz a utilização de cantarinhas e no caso deste grupo de renome internacional, caracterizado pelo facto das raparigas dançarem com as mesmas à cabeça.
Este costume, manteve-se desde a época que não havia água canalizada em casa, cabendo às mulheres a tarefa de se munirem de canecos, potes ou cântaras (cantarinhas) que transportavam na cabeça para irem aos fontanários públicos abastecerem-se do precioso líquido. Reza a tradição que em dias especiais (domingos, feriados, dias festivos) as raparigas se agrupavam para irem à fonte e no regresso seguiam em forma de marcha, ensaiada previamente segundo a imaginação de um componente mais habilidoso. Eis que uma ou outra rapariga quer pelo entusiasmo da dança, quer para se destacar de entre as suas rivais, decidiu não tirar a cantarinha da cabeça, fazendo prodígios de equilíbrio mesmo com a água que transportavam. Muitas outras seguiram a sua façanha.





1 comentário:

  1. oi meu nome é luisa minha mãe dançou para o grupo rancho das cantarinhas de buarcos o nome dela é maria celeste custodia pereira ela dançou por volta dos anos 1950 tentamos procurar imagens do grupo mas não obtivemos sucesso poderia me ajudar isso significaria um muito para mim

    Atenciosamente Luísa
    meu email é luisa.abade@hotmail.com

    ResponderEliminar